Unidade escolar Escola Municipal Doutor Severino Vieira
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgggN_0kstuDOcFWxjMg7VTrB9E8AEw0SKjzAGHD9QT9k3cf8MurfkgpVEAumOG_-_to3hEF9EKI67BvyWQNi17B3I6xIehUYZR9yEhIXBD0TGksiHI624FtAtJpzTZoU5eMQvfrEpQIJcX/s320/Imagem+131.jpg)
A Escola Dr. Severino Vieira foi à primeira escola do município sendo construída por terreno doado pelo primeiro Prefeito do Conde, Sr. Hermógenes Gomes do Nascimento em 1949. Em sua gestão o Prefeito consegui com o governador da Bahia Dr. Juracy Magalhães o direito de construir um prédio com duas salas que na época atendia ao Ensino Fundamental nas Séries Iniciais.
Com o passar dos anos a população aumentou e em 1980 foi ampliada pelo Prefeito da época Sr. José Vieira Leite de Castro para quatro salas, deixando uma área de lazer nos cômodos de trás do prédio. Nesse Período em que a escola foi ampliada o Deputado que ajudou na sua ampliação chamava-se Dr. Severino Vieira que tinha se deslocado de sua cidade natal para fazer carreira na capital. Por ser filho do Conde o Prefeito decidiu colocar o nome da instituição Dr. Severino Vieira em homenagem ao ilustre Deputado.
Dados cadastrais da unidade escolar
Endereço Praça Altamirando Requião, 07
Cadastro no MEC/Inep 29155908
Autorização de funcionamento Parecer e Resolução CME/CLNE n. 06/2007
Classificação IDEB 3,3
Modalidades de ensino - Ensino Regular
Quantitativo de alunos - 424
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA
A Escola Municipal Doutor Severino Vieira tem um gestor e um vice selecionados através de cargo político, com a nova reformulação do estatuto do magistério é que foi implantada a gestão democrática e participativa onde o gestor irá ser selecionado por meio de eleições da própria comunidade escolar e permanecerá por dois anos e será norteada pela Secretaria Municipal de Educação.
RELAÇÃO PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS
Joselita Maria dos Santos Mendes -Diretora
Alexsandra Nascimento Santos Vice - Diretora
Anderson Carvalho - Coordenador Pedagógico
Daiane S. Pimenta - Coordenador Pedagógico
Marlúcia Dias dos Santos - Secretária
Aurenívia S. da Silva - Professora
Celi Leite dos Santos - Professora
Daniela Santos Lima - Professora
Dircéa Maria Araújo de Lima Santos - Professora
Dirce Amélia A. de L. Quintella - Professora
Edilene Santos Dias - Professora
Gessilda M. Brito Neves - Professora
Jânio Régis Santos - Professor
Josenilda Correia Matos - Professora
Larissa da C. Oliveira - Professora
Nauciliene Mendonça Cólen - Professora
Kleber de Sá Barreto - Professor
Sônia Neves de Oliveira - Professora
Silvana Neves de O. Silva - Professora
Iara M. Mendes de Souza - Professora
Zaide M. da Silva - Professora
Aldeci da C. Santos - Auxiliar de Serviços Gerais
Ednólia Maria dos Reis - Auxiliar de Serviços Gerais
João Alves dos Santos - Auxiliar de Serviços Gerais
José Nasc. Da Silva - Auxiliar de Serviços Gerais
Marenir Dias dos Santos - Auxiliar de Serviços Gerais
ESTRUTURA FÍSICA
A escola Dr. Severino Vieira tem em suas salas de aula um espaço físico bem amplo, mas o quantitativo de alunos é bastante elevado superlotando as salas, dificultando o aprendizado do aluno. Temos na escola 04 salas de aula, 01 diretoria, e um salão principal que está servindo de sala de aula pelo quantitativo de alunos ter aumentado. É composta por uma diretoria, área de lazer descoberta impossibilitando os alunos de terem seu lazer nas épocas das chuvas. Uma cantina, seis banheiros, mas infelizmente não temos sala de professores, nem laboratório, nem biblioteca.
PERFIL DOS ESTUDANTES
Atendemos a um público da Educação Básica com idade entre 10 e 14 anos no diurno 10 a 14 no vespertino e 15 a 35 no noturno.
Alguns alunos estudam na zona urbana e a maioria na zona rural. São de famílias de classe social médio baixa a baixíssima que varia por localidade. Sua fonte de renda vem do plantio de mandioca, coqueiros, frutas, pescas de mariscos e crustáceos como: camarões, caranguejos e siris, que varia de acordo com a elevação do rio Itapicuru.
O estudante é o agente transformador do seu próprio conhecimento na concepção trabalhada por esta nucleação ele deixa de ser um mero receptor de conhecimentos estipulados por alguém, para ser co-responsável pelas transformações e novas interpretações agindo assim a favor da modificabilidade coletiva da cultura de sua comunidade, aprendendo a exercer de forma plena a sua cidadania.
Os alunos são avaliados processual e continuamente, utilizando a avaliação paralela, dando suporte para que o aluno possa vencer suas dificuldades no processo ensino aprendizagem.
A escola está localizada no centro da cidade e atende a uma clientela da zona rural de todas as comunidades circunvizinhas. Tendo assim uma variedade de culturas locais, onde o padrão de vida de uns é bem diferente de outros. Uns moram em casas de pau a pique, outros em casas de taipas e outros em casas de blocos. As condições financeiras dos familiares são de baixa renda, pois vivem do plantio e da pesca que dá produtividade conforme a estação. Tem uma estrutura familiar precária em razão da maioria dos pais serem analfabetos. Pertencem a grupos religiosos distintos, o que às vezes atrapalha o processo ensino aprendizagem, por não poderem participar de atividades culturais, esportivas, ou lúdicas por causa da religião.
PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO
escola é centralizada na zona urbana, mas atende a comunidades circunvizinhas, onde o padrão de vida é precário. As moradias variam muito por localidade, pois as condições financeiras são de baixa renda. A população se desloca de seus povoados para fazerem suas atividades comerciais, bancárias na sede da cidade, utilizam transportes alternativos, pois a sua comunidade local não oferece infra-estrutura adequados para atender a demanda das populações.
Para terem acesso à educação, a saúde, a farmácia, a feira livre, mercados e hospital os moradores tem que se deslocarem de suas comunidades e virem até o centro da cidade.
Apesar das dificuldades serem muitas das comunidades circunvizinhas, eles se sentem realizados em vim para o centro, para manterem um contato social diversificado com outras pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário